quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A farra dos royalties...

Por Antonio Dorea

"A recente descoberta das reservas petrolíferas da camada do pré-sal de Tupi e Júpiter atiça a cobiça no Planalto Central. Não ainda uma realidade, as reservas fazem com que magos a serviço do governo já pensem em criar uma nova estatal — a Petrosal (?) — para administrar a exploração do minério. (...)

(...) Junto com esse novo imbróglio vem a idéia de Lula definir, através de uma comissão interministerial, mudanças nas regras de divisão dos lucros e royalties derivados da exploração das novas reservas. Por isso, no Congresso Nacional já está havendo verdadeiras escaramuças entre parlamentares fluminenses e dos demais estados, uma vez que todos querem “meter” a mão na cumbuca pertencente ao Estado do Rio de Janeiro. (...)


(...) Olho vivo, pois esta grana é findável. E, se criarem a tal nova empresa e aumentarem a distribuição, a galinha porá menos ovos de ouro na seara fluminense. E ninguém saberá para qual ralo — ou bolso de alguém — ele foi escoado. No Governo de Rosinha, nunca se soube para onde foi. E aí seu Cabral Filho???"


Fonte: jornao OPINIÃO, do SINDJUSTIÇA, setembro 2008.

Nenhum comentário: