domingo, 23 de novembro de 2008

Santa lulice!


"É certo que as religiões ocupam lugar de importância para a população brasileira. É também uma característica das sociedades democráticas o respeito à diversidade de crenças e de filosofias,inclusive àquelas que não se remetem a qualquer religião. Uma das exigências para a realização da democracia é o debate público,aberto e transparente sobre as questões que implicam o conjunto da sociedade.

Todavia, o conteúdo do documento que está em vias de ser assinado é completamente desconhecido da população brasileira. Sabe-se, no entanto, quese trata de um acordo que implicará, entre outros aspectos, o ensino religioso na rede de educação do país. Manifestamos nossa preocupação diante da possibilidade de que os termos desse acordo firam o princípio constitucional da separação Estado/Igreja.

Preocupa-nos ainda que uma proposição de ensino religioso venha a infringir tanto o princípio de laicidade quanto a cultura de respeito à pluralidade religiosa e a manifestação pública de não adesão à qualquer crença.

No contexto democrático brasileiro não se justifica que o Estado e oVaticano estejam em vias de assinar um documento, cujos termos não são públicos. A realização da democracia exige que as questões de interesse público sejam amplamente debatidas pela sociedade. É, pois, urgente que o conteúdo desse acordo seja conhecido antes de sua assinatura. "

Fonte: Yahoo! Grupos Movimento Nós Não Vamos Pagar Nada


Nenhum comentário: