sexta-feira, 27 de março de 2009

Greve-surpresa mergulha Rio no caos



"RIO - Profissionais de empresas de ônibus de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, na Região Metropolitana, programaram para a meia-noite desta sexta uma greve que poderá prejudicar mais de 1 milhão de pessoas. Segundo a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do estado, os profissionais queriam um aumento maior do que os 7% a partir de março (valor superior ao INPC, segundo a Fetranspor). A federação considera a greve um movimento político e inaceitável, já que, no Rio, os profissionais concordaram com os 7% e só a partir de abril".
Fonte: JB Online.

Não sou contra o direito à greve de toda e qualquer categoria profissional, tenho certeza de que é um ato soberano do trabalhador lutar pelos seus direitos, pois o que ocorre o tempo todo é uma evidente luta de classes mesmo, só não vê quem não quer.

Mas o que está acontecendo hoje no Rio de Janeiro foi um verdadeiro absurdo. Que os sindicatos tenham seu direito à greve, por seus motivos que certamente são muito justos, eu não questiono. Contudo, surpreender mais de UM MILHÃO DE PESSOAS no Grande Rio com a falta de transporte coletivo pra ir ao trabalho já é demais.

O que custaria a estes ilustres sindicatos ter divulgado uma nota em jornais, com alguns dias de antecedência, avisando á população dessa paralisação? Muito pouco, se comparado ao enorme transtorno causado a milhares e milhares de trabalhadores que tiveram que se virar para chegar no trabalho.

Você que não conseguiu carona e não tem carro, você trabalhador que em tempos de crise não pode correr o risco de ser mandado embora, você estudante que tem prova ou mesmo você que tem um compromisso importante, entrevista de emprego, sei lá, certamente você deve ter sido obrigado a pagar numa kombi lotada em péssimas condições de segurança valores abusivos de passagens dentre 3,50 a 5 reais.

Isso tudo devido á falta de vergonha na cara desses sindicatos que poderiam sim ter tido a dignidade de comunicar sua greve á população que nada tem a ver com essa briga.

Como sempre, mais uma vez é o povo humilde quem paga caro pelos erros alheios.

6 comentários:

Anônimo disse...

Fascismo escancarado: a proibição do direito de greve
Em 25 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) regulamentou o fim do direito de greve do serviço público. Para o STF, enquanto o Congresso Nacional não disciplinar a questão através de uma lei específica, vale a lei 7.783/89 que cerceia o direito de greve no setor privado. Atualmente, há dois projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Ambos criminalizam e restringem o direito de greve.Pode acreditar as greves vao almentar e muito,porque o povo vai se levantar contra todos aqueles que os oprimi, ate muitos sindicatos que se vende para o patrão para fazer greve que não tem ganho para os trabalhadores. Pergunto????? Será que os trabalhadores Rodoviarios não estão cendo usado como bucha de canhão pelo sindicato e empresas????

Diego Novaes disse...

Em nenhum momento deixei de defender o direito á greve, muito menos culpei os trabalhadores rodoviários pelo que aconteceu na última sexta-feira. No meu ver sim, eles estão sendo usados como buchas de canhão.

Anônimo disse...

Sou filho de motorista de onibus,a empresa cobra tudo do meu pai,batida assalto,mais de 282 artigo do codico de transito com a policia e quarda municipal multando tudo e todos,o pior Diego, é obrigar meu pai a dirigir e cobrar passagem. Isto estar matando meu pai e muitos colegas dele.É muita opressão a todos motoristas,os trabalhadores unidos jamais será vencidos.Parabens pelo blog gosto muito

Anônimo disse...

Vi suas charges no jornal A Nova Democracia, parabéns pela criatividade.

Diego Novaes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Diego Novaes disse...

Descontar do motorista o prejuízo de um assalto é absurdo. Isso é um exemplo da mais obscena exploração. Quem sente na pele os abusos dos grandes empresários é o probre coitado do trabalhador, não tem jeito.