terça-feira, 12 de outubro de 2010

Coronel Picciani e sua forma toda especial de ser



Essa charge eu fiz para o jornal Fazendo Media de agosto-setembro.

A matéria de Gabriel Bernardo faz uma importante denúncia sobre a relação do ex-candidatosco Jorge Picciani com trabalho escravo. Sim, trabalho escravo.

Abaixo colei um trexo da matéria pra quem quiser conferir.




(...) "A cobertura da mídia nas ações do Ministério do Trabalho contra fazendeiros escravagistas está relapsa às ações da terceirização do trabalho no campo.

Apesar da eficácia do Ministério do Trabalho em autuar fazendeiros escravagistas, sua ação ainda não é suficiente, pois ainda existem apreensões reincidentes. Fora isto, ainda encontramos casos parecidos com o do candidato ao Senado do Rio, Jorge Picciani (PMDB-RJ), acusado de prática de trabalho escravo, maus-tratos a menores e abandono de empregados doentes justificado pela responsabilidade aos empreiteiros que terceirizaram mão de obra para sua fazenda.

Entende-se que a terceirização no campo funciona como um instrumento análogo à escravidão, e que até o momento a mídia não aprofundou esta análise. Fato que contribuí para que muitos fazendeiros e empresas se eximam de suas responsabilidades e continuem a explorar os trabalhadores. Exemplo disso foi a lei defendida pelo deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ), seu filho, que se mostrou defensor do projeto de lei 4.302/98, que oficializa a substituição de trabalhadores com carteira assinada por mão-de-obra informal.(...)"

Nenhum comentário: