sábado, 31 de dezembro de 2011

Respeitável público!

Nanquim sobre guardanapo, 10x10 cm, dezembro 2010

 Há exatos seis meses não posto aqui no blog.  Durante esse tempo, muita gente perguntou o que tinha acontecido comigo. Teve até quem achasse que eu morri. Bem, fiquei nesse posta-não-posta e cá estou eu aqui, tentando escolher as palavras no último dia do ano, não como um tipo de desabafo, mas por consideração a você, leitor, que acompanha meu trabalho e me viu desaparecer de uma hora pra outra. (E se for um desabafo? Aqui é um blog, não? Não vou ter nenhum pudor de me expor ou falar de problemas aqui só porque "pode pegar mal pra alguns possíveis empregadores". Eu sou tão hipócrita quanto o mundo é cor de rosa). 

Bem, de junho a agosto desse ano realizei minha segunda exposição individual, "Bye, Bye, Reitor - o fim de uma era!" finalizando um ciclo de mais de cinco anos de charges sobre a UFRJ. Um evento maior até mesmo que as duas semanas de quadrinhos que produzi - juntas. Acontece que uma exposição desse porte movimentou um trem de professores, bolsistas, pesquisadores, prestadores de serviço, produtores, colaboradores e eu mais ou menos no comando disso tudo, ainda dando conta do trabalho em quatro jornais, da prática de ensino e das matérias da faculdade enquanto produzia as obras da própria exposição. 

Eu e o amigo cartunista Mônico Reis, na assinatura catálogos da minha exposição 

Quem me conhece sabe que eu sempre trabalhei muito, mas reconheço que em 2011 enfiei os dois pés na jaca.  Cheguei ao ponto de dormir duas a três horas por noite durante meses e alcancei os sintomas mais críticos de uma coisa muito chata chamada síndrome de Burnout. A estafa foi tanta que de agosto pra cá eu confesso que nem quis mais saber falar de humor gráfico, salões de humor, charges, imprensa alternativa ou coisas do tipo; criatividade e inspiração pra criar foram-se pelo ralo; só fiz mesmo o necessário pra minha sobrevivência - talvez por isso também meu sumiço aqui do blog.

Mas chega de chorumelas. Tomei vergonha na cara e resolvi cuidar da minha saúde, pretendo me dedicar muito ao coletivo Caricatura Solidária, já tive algumas idéias pra uns projetos legais e a inspiração pra desenhar está voltando. Enquanto isso vou praticando traço e se algo me agradar posto aqui no blog. 

Por hora, de todas as postagens que eu gostaria de ter feito, escolhi a entrevista que fiz com o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ sobre a exposição; acho que resume bem minha trajetória como "chargista 'oficial' da UFRJ", ou algo do tipo. A entrevista vai na postagem abaixo.

Ah, resolvi postar essa música do Los Hermanos porque me ajudou a cair na real.


2 comentários:

Anônimo disse...

diogo novaes ,cade vc???

Anônimo disse...

POR QUE DEIXOU DE POSTAR MAIS CARTICATURAS EM SEU BLOG?