terça-feira, 8 de maio de 2012

Teorizando um pouco



Atendendo a alguns pedidos, vou falar um pouco aqui da minha colaboração para a exposição "Guerra e Paz - Portinari com Humor", que acontece de 4 de abril a 11 de maio na Galeria Cândido Portinari, na UERJ. 

Como não me considero (sob alguns protestos) artista plástico ou desenhista eclético, resolvi fazer um pouco "mais do mesmo" nesse trabalho, no sentido de manter a dinâmica das cores, do traço e da arte final que venho usando em outras composições. 

Ao contrário das obras da exposição "Bye, Bye, Reitor - o fim de uma era!", aqui optei somente pela colorização digital, pois quis testar algumas opções de cores da forma mais prática possível, tendo em vista o prazo de entrega e outras demandas de trabalho.

Mas o que realmente me surpreendeu nessa imagem foi o fundo. A princípio, queria que o fundo não fosse simplesmente mais uma imagem alterada por um filtro de algum programa de edição. Digitalizei algumas tiras de algodão e o resultado foi inesperado: a imagem do algodão digitalizado ficou bastante azulada, e isso mudou completamente a direção que eu pensei em dar para o trabalho.

Para respeitar essa nova característica, mudei as cores diferentes, tanto do pincel quanto do godê nas mãos do personagem, para tons azulados, para "obedecer" a nova dinâmica da imagem.  O legal disso tudo foi que um elemento inesperado mudou todo o sentido da proposta inicial do trabalho. 


Nenhum comentário: